É comum os pais terem dúvidas sobre como reagir aos erros, às brigas e às provocações dos filhos. Por isso, eles se perguntam de que maneira podem educar e corrigir as crianças para que cresçam de forma saudável.
A disciplina positiva na educação dos filhos oferece diversos benefícios para toda a família, porque auxilia os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com os filhos.
A utilização dessa metodologia faz com que as crianças desenvolvam melhores formas de resolver os problemas que se apresentam em suas vidas. Desse modo, os pequenos tendem a se tornar adultos com autorresponsabilidade, ou seja, conscientes dos efeitos das próprias ações sobre as suas vidas e as dos outros.
Como a técnica se aplica no dia a dia?
A proposta envolve uma mudança de paradigma: migrando de uma cultura autoritária e ancorada no medo para um formato de convivência colaborativa, onde todos são ouvidos, respeitados e desenvolvem um senso de comunidade.
Na prática, abre-se mão de posturas punitivas como castigos, gritos ou o famoso “cantinho do pensamento". Fica de fora também a lógica das ofertas de recompensas para obtenção da mudança de comportamento das crianças. A disciplina positiva traz uma visão de respeito e empatia pelas emoções do outro e também o convite para uma forma colaborativa de solução para as questões do dia a dia.